O Método

Estou disponível para colaborar em Projectos de Investigação Científica na área dos Efeitos do Foco Mental à Distância e Bioenergia. Clique aqui para ler uma Proposta de Investigação para cientistas interessados no tema.

 

Com a TBI, conseguimos alívio / total resolução de sintomas como:
✔ Dores e tensões de todo o tipo (incluindo crónicas)
 Stress, nervosismo e ansiedade
 Insónia e problemas de sono
✔ Stress Pós-Traumático (guerra, morte de familiares, etc.)

 Ataques de pânico, depressão e fobias
✔ Traumas de Infância / Negligência Emocional 

✔ Fibromialgia, cansaço crónico, doenças crónicas, ou outras condições mal entendidas pela medicina convencional
✔ Enxaquecas, dores de cabeça e tonturas
✔ Dependência de medicação como antidepressivos, calmantes, entre outros
✔ Problemas neurológicos
✔ Dificuldade em relacionamentos interpessoais (com cônjuge, familiares, colegas de trabalho, ou outros)
✔ Complicações pós-operatórias / traumas físicos (acidentes, etc.)
✔ Problemas digestivos (refluxo, azia,…), respiratórios (tosse nervosa, asma,…), etc.
Após o tratamento as pessoas dizem sentir-se:
 “mais leves”
(reduz a sua tensão nervosa)
✓ “mais fortes”
(fortifica o seu sistema nervoso)
✓ “com mais energia e maior clareza mental”
(otimiza o seu foco mental e psíquico)
✓ “mais criativas”
(melhora o seu fluxo nervoso e sanguíneo)
 “mais bonitas!”
(aumenta a sua luminosidade natural)

Separador Floral Transparente

Os Métodos

Os principais métodos que  servem de referência a este trabalho foram adaptados de acordo com uma larga experiência com várias técnicas: eles são o EFT (Emotional Freedom Technique), a Cura por Foco Mental, e a Manipulação Bioelectromagnética. Para além disso, e num âmbito mais convencional, aplicamos uma abordagem única de Coaching/Aconselhamento e Auto-Inquérito baseado num estudo profundo e dedicado das causas emocionais e psicológicas do sofrimento.

Para nós não satisfazem explicações superficiais ou supersticiosas sobre o modo de funcionamento dos métodos usados, mas também não fechamos os olhos às evidências claras de que funcionam. Assim, e através de um cuidadoso estudo e uma prática extensiva de vários anos, desenvolvemos una abordagem inovadora que nos permite entender o que se passa com o cliente, e ajudá-lo a ultrapassar os seus desafios de forma sistemática, cómoda e o mais rápida possível.

Não é Magia, é Ciência!

Os princípios usados na TBI foram testados inúmeras vezes em centenas de casos (ver Testemunhos), mostrando resultados previsíveis, replicáveis, e duradouros. Estas são características de uma ciência. Não se trata assim de magia ou misticismo, mas da aplicação de princípios baseados num modelo bioenergético e informacional do nosos organismo (descrito em detalhe no livro sobre a TBI). Com manipulações simples e o uso sofisticado da atenção e intenção conseguem-se resultados verdadeiramente revolucionários.

Separador Floral Transparente

~ PRINCIPAIS ABORDAGENS ~

Emotional Freedom Technique (EFT)

A Emotional Freedom Technique (EFT) foi desenvolvida por Gary Craig sintetizando conhecimentos energéticos orientais com psicologia ocidental, num novo ramo que tem sido chamado de “Psicologia Energética”. EFT tem sido imensamente popular desde a sua descoberta e disseminou-se rapidamente por todo o mundo, apresentando uma taxa de sucesso muito elevada na resolução de dificuldades físicas e emocionais.

A premissa da EFT é que as causas de qualquer sintoma podem ser traçadas até às emoções, e que qualquer carga emocional pode ser rapidamente neutralizada através da estimulação de certos pontos que vão reactivar os meridianos (ou circuitos) eléctricos do corpo. Esta reactivação leva à neutralização do choque ou carga emotiva associada a um evento traumático ou a crenças/ideias pessoais. O resultado é que uma experiência traumática deixa de o ser. O EFT tem-se mostrado muito eficaz também para eliminar fobias (medo das alturas por exemplo) ou dependências (tabaco por exemplo), etc. A remoção dos bloqueios emocionais levam também muitas vezes ao desaparecimento ou alívio de sintomas físicos!

Cura Por Foco Mental

Já há muito que se sabe cientificamente que a intenção de uma pessoa tem efeitos fisiológicos mensuráveis sobre uma outra pessoa, e também em animais, células em laboratório, ou material não-vivo. O trabalho do Dr. William Braud é muito extensivo nesta área por exemplo, demonstrando o efeito mensurável da intenção à distância sobre a fisiologia e estado emocional de uma outra pessoa.

O estudo e prática do Método de Yuen e outros métodos relacionados mostra experiencialmente que este é um fenómeno real. Depois de muitos anos de prática e inúmeros casos, os resultados foram concretos e objetivos: é possível aliviar ou corrigir completamente sintomas físicos e/ou psicológicos sem toque ou verbalização, de forma rápida e eficiente (ver Testemunhos). Isto porque interagimos directamente com a causa do problema: a neurologia da pessoa.

Estes métodos são assim uma forma sistemática e científica de aplicara real ressonância neurológica que existe entre pessoas com resultados consistentes. Baseando-me no conhecimento do Método Yuen e outros, e do conhecimento científico sobre padrões neurológicos e a interação energética entre pessoas, a TBI desenvolveu e aperfeiçoou a sua própria forma de aplicar esta comunicação não verbal entre pessoas de forma rápida e eficiente.

Os resultados estão à vista. O resultado é uma sensação de leveza e bem-estar, e a resolução natural dos sintomas no dia-a-dia do paciente de forma permanente geralmente. Todo este processo acontece não-verbalmente, de forma leve e simples para o paciente, pois não é preciso cognição consciente por parte deste para que uma transformação ocorra. O diálogo é com a inteligência inata do organismo, com a sua energia vital organizada e inteligente, a sua neurobiologia.

 

Manipulação Bioelectromagnética 

A terapia pelo Biomagnetismo pressupõe o uso de movimentos e posturas das mãos sobre o corpo do paciente de forma a estimular e a re-harmonizar o fluxo eléctrico e magnético do corpo, para a regeneração, cura, e bem-estar geral. Há duas principais modalidades: o uso das mãos directamente no corpo, e o uso das mãos a uma distância da superfície da pele. As duas modalidades são geralmente complementares e usadas alternadamente durante a sessão. Estes métodos fazem parte de uma tradição muito antiga*.

Os tratamentos com toque baseiam-se fundamentalmente em pousar as mãos (com ou sem massagens simples) para estimular o fluxo energético em zonas de dor/bloqueio ou zonas-chave do corpo, de forma a estimular a energia a mover-se e a regenerar-se naturalmente (é um pouco como um trabalho de desentupimento de canalizações). Os tratamentos a uma distância da pele funcionam também como um género de “massagem magnética”, em que as mãos agem como se fossem imanes polarizados que re-harmonizam cargas e vectores de força do campo magnético humano (que envolve e interpenetra o corpo), levando a uma sensação de expansão e libertação geral de sintomas específicos. O método que a TBI utiliza assemelha-se e tem elementos da Reconexão (de Eric Pearl), Reiki, Cura QiGong chinesa, Cura Prânica (como descrita por Choa Kok Sui e Yogi Ramachakara), Cura Bio-Energética pelo método de Zdenko Domancic (observada e estudada directamente com o seu criador na Eslovénia), Jin Shin Jyutsu, o método dos 2-pontos de Matrix Energetics/Matrix Maestra, entre outros, mas com o cunho próprio do sistema TBI.

 

Auto-Inquérito Dirigido e Coaching

O nosso conhecimento da forma como a mente humana funciona, em particular no que toca ao desenvolvimento de problemas físicos e emocionais, permite-nos ver com bastante clareza os padrões e mecanismos por detrás das queixas reportadas pelos nossos pacientes.

Quando os métodos acima, que funcionam à base do inconsciente e subconsciente, não conseguem os resultados desejados, podemos recorrer a técnicas onde entra em jogo então o consciente, a parte mais voluntária de nós. Assim, através de uma conversa focada e dirigida, e das perguntas certas, conseguem-se, geralmente com bastante facilidade, identificar os padrões internos limitativos de pensamento e ação que estão a perpetuar os seus sintomas (que demasiadas vezes lhe escapam), e com clareza e objectividade definir as soluções certas e os acertos necessários. Esta abordagem já conseguiu felizmente resolver/desbloquear vários casos que se apresentavam resistentes aos métodos acima.

* para um interessante sumário histórico e perspectiva científica desta arte pode ler-se este artigo, em inglês.