A Fibromialgia – e outras condições similares – são um problema bioenergético

dor-fibromialgiaLi um artigo no outro dia que fez confirmar mais uma vez as suspeitas que tinha que condições como a fibromialgia e outras similares (como fadiga crónica, etc.) são disfunções primariamente do sistema bioenergético informacional, e não são nem puramente psicológicas nem puramente físicas.

Pessoas diagnosticadas com fibromialgia sofrem de cansaço extremo e continuado, dores nos músculos e articulações, sensação de peso e pouca vontade ou dificuldade em fazer as actividades do dia-a-dia. É uma condição, como outras similares, muito pouco entendida medicamente e só mais recentemente levada um pouco mais a sério pela comunidade médica e a sociedade em geral. Isto deve-se em parte ao facto de não haver grandes indícios fisiológicos mensuráveis de disfunção, como alterações em certos metabolitos do sangue, inflamações musculares, problemas neurológicos, etc. Por isso facilmente se poderia supor que está tudo “na cabeça do paciente”, sabendo ele que o que sente é bem real.

Já tive o prazer e a honra de trabalhar com pacientes diagnosticados com fibromialgia, e de ajudá-los a ultrapassar os seus sintomas e o seu cansaço insidioso, ao ponto de deixarem completamente a medicação e os tratamentos médicos e de se sentirem mais livres das dores e com muita mais energia, vitalidade e clareza. O que ajudou estas pessoas foi o que ajuda toda a gente que é tratada com as terapias bioenergéticas infromacionais: a remoção de bloqueios físicos e emocionais (stress) no sistema nervoso/bioenergético, acumulados ao longo de uma vida devido a características inatas do indivíduo, e a experiências de vida menos boas. Limpando esse peso e tensões do sistema ele regenera-se e reganha a sua vitalidade naturalmente.

ImagemPontos Bioenergéticos

Mas o que me interessou mais desta vez ao ler o artigo foi o facto de o diagnóstico de fibromialgia ser feito em parte pela palpação de certos pontos específicos no corpo: se estes pontos doerem ao serem pressionados, se o paciente se queixar dos sintomas associados com a condição, e se forem descartadas outras doenças, então o diagnóstico de fibromialgia é confirmado.

O interessante é que estes pontos de dor não ocorrem ao acaso mas sim em zonas muito específicas do corpo e são comuns a todos os pacientes com esta condição. São pontos de área muito pequena e específica (como uma moeda de 1-2 cêntimos) que doem distintamente quando pressionados (a dor pode espalhar-se por outras zonas do corpo). Apesar disso, e ao contrário do que supunham, os cientistas que investigam estes pontos não encontram indícios de inflamação nos tecidos da zona, ou outros indícios que pudessem justificar a dor. Ou seja, fisicamente não haverá razão para haver dor ali e no entanto há. Por estas e por outras razões é que estes tipos de condições não são bem compreendidas pela classe médica e científica, dentro do paradigma actual.

No entanto, do ponto de vista bioenergético, estes sintomas são facilmente entendidos. Uma condição de cansaço, fadiga e dores crónicas como é a fibromialgia é fruto de bloqueios ou de um fluxo deficiente de bioenergia pelo sistema bioenergético. Por várias razões (físicas, emocionais, mentais) ocorre um bloqueio do fluxo de bioenergia pelo sistema. Numa condição saudável a bioenergia corre abundantemente e desimpedida por todo o sistema, levando nutrição e vitalidade a todos os tecidos do corpo. No entanto, quando existem bloqueios a este fluxo o sistema estagna e o corpo físico e a mente começam a ressentir-se (lembremos que mente e corpo são um só, e é o sistema bioenergético humano que integra e comanda ambos).

A ocorrência de pontos de dor (pontos-gatilho) em zonas específicas do corpo é exactamente concordante com as teorias bioenergéticas milenares do Oriente. Isto é um sinal de bloqueio em canais (ou meridianos) de bioenergia específicos do sistema – um sinal de disfunção bioenergética. Por isso é que não existem sinais de inflamação ou outro sinal físico na zona, pois são problemas primariamente de natureza bioenergética (são um sintoma de disfunção na malha bioenergética corporal). São assim um sinal de uma disfunção holística no sistema.

Quando tratamos a origem de qualquer disfunção – seja esta física ou mental – ela alivia ou desaparece. A origem é sempre um bloqueio no sistema bioenergético e informacional, são tensões nesse sistema energético/nervoso, promovidas por ideias, vivências ou outros padrões energético-informacionais. Só existe uma doença na verdade: tensão/stress no sistema nervoso/energético. Tratando as raízes desta tensão com as terapias bioenergéticas informacionais os sintomas aliviam naturalmente – tal como aconteceu com os clientes que tratei com fibromialgia e outras doenças ou condições relacionadas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s