Não é só para doenças, mas também para melhorar performances

der-com-taca_origFoto KAI PFAFFENBACH/REUTERS

Quando vi a noticia de que Éder dedicou o golo da vitória da Selecção Portuguesa na final do Euro 2016 à sua mental coach (“treinadora mental”) Susana Torres, relembrei a importância do treino mental e do ultrapassarmos os nossos obstáculos  internos para melhorarmos significativamente a nossa performance.

A maioria dos meus clientes vêem até mim porque estão a sofrer, ora com problemas emocionais ou com sintomas físicos. Não há dúvida que as técnicas que uso são extremamente eficazes no alívio desses sofrimentos mas há um aspecto deste trabalho que geralmente é negligenciado, e é uma pena – a sua importância no aumento da performance pessoal.

Lembro-me dum caso específico que tratei. Uma senhora veio a uma sessão queixando-se de varios problemas emocionais, e sintomas fisicos associados como artrites prematuras nos joelhos. Depois de duas sessões comigo afirmou que andava bem mais calma e confiante, e que até as dores de que sofria aliviaram.

O interessante neste caso é que esta senhora era CEO de uma empresa relevante num sector particular do mercado. Após alguns meses tivemos nova consulta e foi interessante notar como não só os seus problemas pessoais haviam sido aliviados de forma significativa, mas como isso teve reprecurssões importantes no desempenho da sua empresa. Tanto assim era que chegou a propor que trabalhasse como coach da empresa, em vez de só a titulo pessoal. Ainda assim prefiro trabalhar um-a-um.

Como se manifestou a melhoria da performance da empresa com sessões individuais? Como a senhora se encontrava mais liberta e calma, a sua capacidade de foco no trabalho aumentou consideravelmente. Quando antes andava frustrada e cansada, e até reagia irritada aos seus colaboradores, agora tinha motivação e energia para trabalhar, e a sua relação com eles melhorou também. O melhor foi que ideias novas começaram a surgir espontaneamente, e em importantes reuniões de trabalho foram assim decididas novas avenidas de desenvolvimento para a empresa. Da última vez que falamos contava-me como estavam a preparar “uma coisa em grande” na empresa, algo que iria abalar o mercado no seu sector. Acredito sinceramente que o novo estado interior que esta gerente conseguiu através destas técnicas tenha sido crucial para estes desenvolvimentos.

Não importa se somos atletas de grande competição, actores, artistas, empresários, professores, palestrantes. Todos nós funcionamos da mesma maneira básica, e a performace de toda a gente pode melhorar significativamente quando estamos livres dos bloqueios internos que nos prendem. Coisas simples como a dificuldade de falar em publico, a ideia insidiosa de que não somos capazes, uma memória antiga que nos atormenta, uma sensação de desânimo cada vez que pensamos no nosso trabalho ou em qualquer outra área das nossas vidas – tudo isto nos prende e nos prejudica. E tudo isto pode ser apagado do nosso sistema, como quem apaga vírus de um computador, para nos sentirmos livres e conseguirmos naturalmente mais em todas as áreas das nossas vidas. É este o poder do trabalho de limpeza e clareza interna.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s